Logomarca

Quem Somos


A Associação Os Amigos de Clara Amizade Brasil-Bahia (Clara Amizade) foi criada em 13 de maio de 2000, formalmente, enquanto entidade sem fins lucrativos e tem como finalidade a promoção humana e cidadã, profissional, artística, tecnológica e cultural de crianças, adolescentes e jovens, de 08 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social. Contudo, antes da formalização, já havia um trabalho de escuta e conhecimento das famílias e suas necessidades, realizado por representantes das comunidades locais e missionárias da “Claire Amitié”, Associação francesa, fundada por Thérèse Cornille, que realiza até os diais atuais um trabalho de resgate de autoestima, de capacitação e convivência social de meninas e mulheres em diversos países.

A Associação Claire Amitié veio ao Brasil em junho de 1997 a pedido do então Cardeal Arcebispo de Salvador, Dom Lucas Moreira Neves, preocupado com a juventude da periferia da capital baiana, e abriu a Casa Sede em Piatã, situada entre o aeroporto e as praias do litoral norte.

Desde o início, a equipe da Clara Amizade, os líderes comunitários, as próprias atendidas e suas famílias, ao relatar suas dificuldades cotidianas nos bairros, sugeriram alternativas para sobreviver e propuseram novas perspectivas diante dos numerosos desafios. A partir disso, foi possível a implantação progressiva do Programa de Educação Global e Capacitação Profissional.

À medida que a quantidade de inscrições foi aumentando, a Casa Sede não pode comportar tantas participantes e as comunidades vizinhas acolheram a Clara Amizade, disponibilizando espaços nos seus Centros Comunitários, conferindo legitimidade a proposta. No percurso da sua caminhada, a Associação abriu sempre mais o leque das atividades, criando parcerias, favorecendo novas possibilidades de formação adaptadas segundo as faixas etárias.

A partir de 2009, com a construção do Espaço Beleza na Casa Sede, a Capacitação Profissional e cursos de aperfeiçoamentos de Cabeleireiro foram incluídos para as jovens maiores de 18 anos. Em 2016, a Associação ampliou suas ações inclusive para o gênero masculino com a implantação do laboratório de informática no Centro Comunitário de Nova Brasília de Itapuã, onde são realizados cursos na área da informática para participantes de ambos os sexos. Buscando promover a garantia e defesa dos direitos sociais, o fortalecimento de vínculos familiares, a Clara Amizade considera todas as dimensões da pessoa e acolhe os participantes do Programa apresentando-lhes os cursos e formação humana à medida que despertam as suas capacidades e habilidades para se tornarem pessoas responsáveis nos planos pessoal, familiar e social, fortalecendo a cultura da paz e respeito ao meio-ambiente. Atualmente, a Clara Amizade atua na Casa sede e em quatro Centros Comunitários localizados nos bairros de Itapuã, Nova Brasília de Itapuã, Bairro da Paz e São Cristóvão, contando com aproximadamente 450 participantes a cada ano.

Não obstante, existem os desafios que abrangem o gerenciamento do aumento da demanda, elevação do número de pessoas acolhidas enquanto a quantidade de recursos não acompanha essa evolução. Entre desafios surgidos, os membros da Clara Amizade buscam meios para vivenciar e transmitir valores como: acolhida, respeito, ética, transparência, compromisso, inovação e flexibilidade.

  • Acolhida
  • Respeito
  • Ética
  • Transparência
  • Compromisso
  • Inovação
  • Flexibilidade
  • Profissionalismo


Inscreva-se em nossa Newsletter