Logomarca

Relatório Anual de Atividades

Publicação anual dos relatórios anual de atividades. Conheçam as ações da Clara Amizade.



Exercício 2021

Apresentação:

É com alegria que compartilhamos o nosso relatório de atividades do ano de 2021. Nele estão contidas todas as nossas realizações neste período. Os desafios trazidos pela pandemia ainda são muitos, mas com a capacidade de adaptação, resiliência e profissionalismo da nossa equipe de colaboradores e o apoio fundamental de cada um dos amigos e parceiros da Associação, chegamos aos objetivos traçados para o ano de trabalho e preparamos o caminho para avançar ainda mais em 2022. Concluímos mais esse capítulo da missão colhendo muitos frutos positivos e plantando novas sementes de esperança e trabalho que, certamente, serão colhidas nos próximos anos. Muito obrigada a todos os parceiros e parceiras da Clara Amizade por estarem sempre presentes nesta caminhada.


Clique para ter acesso ao relatório anual de atividades.




Exercício 2020

Resumo:

Em 2020 iniciamos o ano com a expectativa de viver plenamente o sentido da missão confiada a cada um de nós: Promover o Desenvolvimento Global de Crianças, Adolescentes e Jovens em situação de vulnerabilidade social, através do Programa de Educação Global e Capacitação Profissional. Uma vivência baseada nos valores do acolhimento, na escuta e amor. Inesperadamente veio a Pandemia provocada pelo Coronavírus, um grande desafio para todos! Mudamos o nosso foco de atuação que antes estava ligado somente às atividades presenciais nas comunidades atendidas, e passamos a criar campanhas de doação e conectar parceiros para nos apoiar a ajudar nossos educandos e seus familiares com doações de cestas básicas, quentinhas, kits de higiene e limpeza. Tivemos que aprender, inovar e utilizar recursos tecnológicos para nos conectar com nossos atendidos. Passamos a ofertar aulas online disponibilizadas no Youtube da Associação e também fizemos lives no Facebook sobre temas que encorajasse e animasse as pessoas na busca da Fé, Sonhos e Talentos! Realmente foi o ano em que mais do que nunca se fez necessário ter otimismo, esperança e parceiros para caminhar conosco! Então, de modo especial registramos aqui os nossos agradecimentos. Não seria possível ajudar nesse tempo de pandemia sem os gestos solidários de vocês!


Clique para ter acesso ao relatório anual de atividades.




Exercício 2019

Apresentação:

Caro Leitor, É com grande satisfação que trazemos para você o Relatório Anual 2019, documento que busca compartilhar de forma transparente as ações, iniciativas e impactos gerados pela Clara Amizade em prol do que buscamos fazer: Transformar a Vidas dos que mais precisam! Todas as nossas ações foram guiadas pelo tema orientador: “Escutar, Dialogar, Mediar e Acolher, por meio da Vivência Clara Amizade e dos Direitos Básicos. ” Cada pessoa que passou pela Clara Amizade o ano passado saiu com esse compromisso de se ver como cidadão/cidadã de Direitos e Deveres. E quem sabe que é um sujeito de Direito, entende a importância do seu papel Transformador no Mundo! As palavras: Acolhida, Respeito, Ética, Transparência, Compromisso pessoal e comunitário, Inovação, Flexibilidade e Profissionalismo foram nosso alicerce e motivação em todas as iniciativas e esforços somados o ano passado. Que ao ler esse relatório você possa se encher de Esperança, por saber que muitas iniciativas que constroem, dão oportunidades, incentivam, apoiam e valorizam a vida são tomadas por aqui e se somam as outras espalhadas no Brasil e no mundo. Boa Leitura!


Clique para ter acesso ao relatório anual de atividades.




Exercício 2018

Apresentação:

Amigos da Clara Amizade, trazemos com muito carinho para vocês o nosso relatório 2018! Nele destacamos nossas ações, impactos e demonstramos as transformações realizadas através da nossa atuação! 2018 foi um ano intenso! Trabalhamos com a temática da Cultura da Paz (inclusive fomos capa da Revista Primaz da Arquidiocese de Salvador sobre o assunto), tema tão urgente na nossa sociedade. Foi marcante sermos escolhidos pelo Instituto Sabin para participar com mais 30 OSCs - Organizações da Sociedade Civil, nos meses de março a outubro, em Brasília, do Programa de Aceleração da Sabin em parceria com a Phomenta! A partir do diagnóstico que nos foi apresentado, pudemos melhorar nossas ações para atingir as Boas Práticas, tão necessárias ao Terceiro Setor! Melhoramos a nossa forma de comunicar, adequamos o estatuto ao Marco Regulatório, o que trará futuramente impactos positivos à instituição. Outro destaque: as visitas das coordenadoras Internacionais Marie Ange Bellance - Coordenadora Internacional e Armelle de Guillebon - Vice-Presidente da Claire Amitié Internationale, Brasil, que visitaram os centros onde a Clara Amizade desenvolve suas atividades. Por onde elas passaram deixaram um raio de simpatia e carinho. Fomos aprovados pelo Criança Esperança em parceria com a Unesco e tivemos a sorte de ter como madrinha, Maju Coutinho, a jornalista do tempo da Rede Globo, que visitou as atividades realizadas no Bairro da Paz. A visita foi exibida no Programa de Pedro Bial: Diálogos da Esperança. O projeto entrará em vigor durante o ano de 2019. Por m, diante de tantos momentos graticantes, não podemos deixar de falar sobre o início das atividades (no mês de setembro), no Centro São Pio, Itapuã, que proporciona para pessoas da comunidade e redondezas oportunidade de acesso à diversos cursos, incluindo os prossionalizantes, gerando a possibilidade de capacitação e renda para quem há muito tempo estava totalmente desesperançado! Boa leitura!


Clique para ter acesso ao relatório anual de atividades.




Exercício 2017

Apresentação:

2017 foi um ano vitorioso! Apesar das dificuldades financeiras realizamos as atividades que havíamos planejado com muito amor, dedicação e profissionalismo. Muitos momentos se destacaram, a exemplo do III Show de Talentos, no Teatro Solar Boa Vista, o fortalecimento da nossa comunicação, através de uma reestruturação que incluiu a contratação de uma publicitária, a criação da nossa identidade visual e a elaboração do plano de comunicação. Porém, o destaque maior foi a aprovação do Projeto Político Pedagógico, pois envolveu toda a equipe de coordenação, equipe educativa, apoio administrativo, representante das jovens em formação e representantes da diretoria. A participação da equipe em todos os momentos da elaboração do Projeto Político Pedagógico foi imprescindível. Favoreceu o esclarecimento e reorganização das funções e atribuições, “colocando no papel” as referências utilizadas nas ações de Educação Global e orientando para novos eixos de reflexão e realização em todos os níveis de atuação. Foi um momento para redefinimos nossa Missão, Visão e Valores. Os valores escolhidos foram também trabalhados em conjunto: Acolhida, Respeito, Ética, Transparência, Compromisso, Inovação, Flexibilidade e Profissionalismo correspondem à nossa vivência e ao carisma da fundadora. Não são palavras de “boca para fora”, mas expressam uma realidade cotidiana integrada no pensar e no agir da instituição e de cada um de seus membros, tendo por consequência uma coerência de “unidade na diversidade” no seio da equipe educativa, administrativa, coordenação e da diretoria à serviço das crianças, adolescentes e jovens envolvidos na Clara Amizade que retribuem na vida e no palco através dos valores intrinsecamente ligados à dignidade e cidadania. O documento é um marco para a instituição, pois a partir dele percebemos o que precisa ser mudado, como poderemos fortalecer nossas ações, pensar novas parcerias e planejar o futuro.


Clique para ter acesso ao relatório anual de atividades.




Exercício 2016

Apresentação:

Buscando concretizar uma das suas essências, a transparência, a Associação Clara Amizade traz aqui o relato das suas ações desenvolvidas ao longo de 2016, e suas perspectivas para 2017. Acolher, formar, acompanhar são três eixos fundamentais da missão educativa, e é com alegria que a Associação continua oferecendo um leque, cada vez mais amplo, de cursos adaptados, segundo a faixa etária, em prol das crianças, adolescentes, jovens e mulheres do vetor Norte de Salvador. O que marcou, particularmente, esse ano foi a abertura do Espaço Informática e Comunicação, no bairro de Nova Brasília de Itapuã, que atendeu participantes da redondeza, inclusive o público jovem masculino e adultos da comunidade. Atenta aos temas sugeridos para a formação humana e espiritual, Identidade e Misericórdia, a Clara Amizade, através das atividades desenvolvidas, preocupou-se em suscitar na juventude de Salvador o desejo de melhor se conhecer nas suas raízes e aspirações, a desenvolver suas capacidades e a valorizar práticas éticas e solidárias. No contexto desafiador da periferia da capital onde a Associação está inserida, é importante criar articulações com os serviços e órgãos competentes, trabalhar o fortalecimento dos vínculos afetivos familiares e comunitários para que se possa elevar a autoestima, contribuir para o desenvolvimento de cada beneficiário, abrindo juntos novos caminhos de vida.


Clique para ter acesso ao relatório anual de atividades.



Inscreva-se em nossa Newsletter