Logomarca

Thérèse Cornille - História


A fundadora da Claire Amitié é Thérèse Cornille e a história de Thérèse é uma história de família.

Thérèse nasceu em 13 de maio de 1917 em uma família cristã da classe trabalhadora da cidade de Lille, na França. Segunda de uma família de 9 filhos, ela cresceu em um ambiente de fé, harmonia e alegria: “Em nossa casa éramos pobres, mas nos amávamos”.

Desde muito cedo, Thérèse Cornille enfrentou desafios em sua vida. A cegueira do pai e a morte de sua mãe quando tinha apenas 11 anos. Por isso, aos 13 anos, diante da necessidade de sustentar o pai, Thérèse começa a trabalhar na fábrica como operária têxtil. Trabalhava 6 dias por semana e 10 horas por dia em frente ao seu tear.

Aos 15 anos, Thérese compreende que dedicaria sua vida a serviço dos outros quando participa de um recolhimento de dois dias que lhe permite escapar do árduo trabalho da fábrica. Surpresa com a atenção do palestrante em sua vida, ela fica maravilhada com o olhar gentil que ele tem sobre ela e, a partir daí, descobre a pessoa de Cristo, que se torna para ela um ser vivente.

Em 1940, Thérèse Cornille aceitou um mandato como membro permanente nacional da Juventude Operária Cristã Feminina (JOCF). Durante 6 anos, ela desafiou os obstáculos da ocupação e pôde conhecer de perto a solidão e a miséria de muitos jovens isolados, abandonados e maltratados pela sociedade. Ali fica claro que era necessário agir.

Durante esse intercâmbio, um desejo muito forte surge no coração de Thérèse: “criar casas onde as jovens sejam ajudados e animados na vida fraterna e familiar, graças a uma formação que leve em conta todas as dimensões da pessoa, e possam se preparar para o futuro como mulher, para integrar-se na sociedade e no mundo e descubram o amor de Deus por cada um de seus filhos”. Naquele dia, o Bispo Liénard lhe respondeu: “Este não é um conselho, mas uma ordem do seu Bispo, você deve fazer estas casas”. Seu sim é sem hesitação e sem retorno. É o ponto de partida da grande aventura da Família Claire Amitié.

Em 1946, com a força de sua experiência familiar e social e no final de seu mandato como Jocist, Thérèse desafiou as convenções: ela dedicou toda a sua vida a essas jovens. Numa época em que apenas internatos semifechados eram oferecidos, surgiriam casas abertas “onde todos seriam acolhidos como se fossem uma família” para se edificarem e ocuparem seu lugar na sociedade. Trata-se, portanto, de saber acolher, apoiar e formar estes jovens numa forma de convivência, a aprender a fazer escolhas responsáveis para se tornarem sustentáveis a longo prazo e finalmente a assumir compromissos na cidade e, para alguns, na Igreja.

Animada por um amor imenso aos mais pobres, Thérèse constituiu a Associação em 1954 e abriu casas de formação e acolhimento em diversos países na França, na África, na Ásia. As animadoras, hoje chamadas Membros Permanentes, são mulheres leigas que, chamadas por Deus, oferecem a sua vida a Cristo no celibato. Elas estão envolvidas na comunidade, na Igreja e no mundo para trabalhar pela promoção humana, espiritual e cristã dos jovens em dificuldade.

Christiane Muller foi associada próxima de Thérèse Cornille por 27 anos. “Eu a encontrei, a garota do meu coração”, disse Thérèse. Oficialmente eleita em 1975, Christiane participou, ao lado de Thérèse, de todos os eventos da missão da Claire Amitié. Em 1987, Thérèse, que estava gravemente doente, apresentou-a a todos os facilitadores que, por unanimidade, a elegeram como Gerente Geral de Claire Amitié.

Thérèse Cornille faleceu em 1989.

Christiane contribuiu para o desenvolvimento de Claire Amitié com a abertura de muitas casas em todo o mundo. Em agosto de 2015, ela passou a responsabilidade geral por Claire Amitié para Marie-Ange Bellance, sua assistente por 24 anos.

Hoje, a sua missão segue ativa, tornando Thérèse Cornille conhecida e reconhecida através de iniciativas oficiais na Igreja, nos países onde a Clara Amizade atua e em todo o mundo.



Inscreva-se em nossa Newsletter